21 de setembro de 2009

Microsoft Virtual Server 2005 R2 no Microsoft Windows 7

Os procedimentos a seguir demonstrarão como instalar e utilizar o Microsoft Virtual Server 2005 R2 no Microsoft Windows 7, que resumidamente consiste na mudança de 2 políticas que atuam no processo de compatibilidade de aplicações.

Este procedimento permitirá o uso do Microsoft Virtual Server 2005 R2 no Microsoft Windows 7, porém isto é uma solução paliativa que traz mudanças no comportamento do Sistema Operacional, principalmente na questão de compatibilidade, sendo assim, é apenas uma saída simples e objetiva para sanar esta dificuldade até que o fabricante disponibilize uma solução permanente, sendo que até a data da publicação desta informação, ainda não havia nenhuma solução definitiva por parte da Microsoft, desta forma, fica aqui um alerta para que antes procure uma solução definitiva por parte do fabricante.

Entre outras informações importantes, e entre outros sites achei este Blog que apresenta uma solução para o uso do Microsoft Virtual Server 2005 R2 no Windows 7, mas não cheguei a testar os procedimentos. Então comecei a testar outras formas, mas seguindo o raciocínio do Blog, descobri algo mais simples....segue o procedimento adotado para usar o Virtual Server no Windows 7.

Mudança:

Alteração de duas políticas locais.

 Possíveis problemas:

- Guia de Compatibilidade desabilitada

- Aplicações quem necessitem da Guia  Compatibilidade podem não funcionar

Possível Solução:

  1. 1-      Alterar as duas políticas novamente para “Not Configured”
  2. 2-      Aplicar a compatibilidade na aplicação
  3. 3-      Instalar a aplicação (que não seja o Virtual Server)
  4. 4-      Voltar a alterar as 2 políticas para usar o Virtual Server novamente

Outras Observações:

- Caso esteja trabalhando em um equipamento que faz parte de um Domínio, verificar se as alterações das políticas locais não entrarão em conflito com as políticas da empresa. Para tal consulte o Administrador da sua Rede.

 Instalando o Microsoft Virtual Server 2005 R2 no Windows 7

Alterando a Política de Compatibilidade para Enabled

Antes de instalar o Microsoft Virtual Server 2005 R2 no Windows 7 deve-se alterar 2 políticas locais do Computador (Figura 01), como segue:

  1. Em Iniciar (Run), digite “GPEDIT.MSC e, em seguida, clique no Enter;
  2. Expanda Política Local de Computador (Local Computer Policy), expanda Configuração de Computador (Computer Configuration), expanda Templates Administrativos (Administrative Templates), expanda Componentes do Windows (Windows Componentes) e, em seguida, clique em Compatibilidade de Aplicações (Application Compatibility);
  3. Clique 2x em Turn Off Application Compatibility Engine e, em seguida, clique em Habilitar (Enable);
  4. Clique 2x em Turn Off SwitchBack Compatibility Engine e, em seguida, clique em Habilitar (Enable);

 

Após alterar estas políticas reinicie o computador.

Figura 01 - Alterando a Política

 

Instalando o Virtual Server 2005 R2 no Windows 7

Feita as alterações de compatibilidade (como “enabled), e reiniciado o computador proceda com a instalação do Microsoft Virtual Server 2005 R2 no Windows 7. Caso, durante a instalação, se for questionado sobre a instalação do IIS clique em OK, pois o Microsoft Virtual Server 2005 R2 necessita do IIS (Internet Information Service).

Figura 02 – Instalação do Microsoft Virtual Server 2005 R2 concluída com sucesso

 

Instalando um Curso Oficial da Microsoft (baseado no Virtual Server 2005 R2)

Geralmente, após realizar os procedimentos acima, ao tentar instalar um curso oficial da Microsoft baseado no Microsoft Virtual Server 2005 R2 receberá a seguinte mensagem: “The operation system version does not meet the minimum version required”, ou “A versão do sistema operacional não atende a versão mínima necessária” – Figura 03

Observação: pelo histórico da mensagem calculo ser possível contornar esta situação criando uma customização do instalador com o Shims, porém não houve testes neste sentido.

 

Figura 03 – Mensagem da versão mínima

 

Esta mensagem ocorre pelo motivo que devemos aplicar a compatibilidade de aplicações e para tal deve-se alterar as 2 políticas locais do Computador (Figura 01), como segue:

  1. Em Iniciar (Run), digite “GPEDIT.MSC e, em seguida, clique no Enter;
  2. Expanda Política Local de Computador (Local Computer Policy), expanda Configuração de Computador (Computer Configuration), expanda Templates Administrativos (Administrative Templates), expanda Componentes do Windows (Windows Componentes) e, em seguida, clique em Compatibilidade de Aplicações (Application Compatibility);
  3. Clique 2x em Turn Off Application Compatibility Engine e, em seguida, clique em Não Configurar (Not Configured);
  4. Clique 2x em Turn Off SwitchBack Compatibility Engine e, em seguida, clique em Não Configurar (Not Configured);

 

Figura 04 – Aplicando compatibilidade no instalador.

Em seguida instale o Curso Oficial da Microsoft desejado, sendo que depois de instalado deve novamente alterar as políticas para “enabled”, conforme Figura 01 para que o Microsoft Virtual Server 2005 R2 funcione.

Note que para todo aplicativo ou instalador que necessite o uso da guia compatibilidade do Microsoft Windows 7, deve-se proceder conforme os passos deste tópico (Instalando um Curso Oficial da Microsoft baseado no Virtual Server 2005 R2), que resumidamente consiste na mudança das 2 políticas que atuam no processo de compatibilidade de aplicações.

Utilizando o Curso Oficial da Microsoft (baseado no Virtual Server 2005 R2)

Após instalado o Microsoft Virtual Server 2005 R2 e instalado o Curso Oficial da Microsoft pode ocorrer que, ao iniciar o Curso Oficial da Microsoft, surja uma mensagem conforme a Figura 05:

Figura 05 – Mensagem de Proteção de Escrita

Para resolver este impasse, vá ate o local indicado na mensagem e habilite a permissão de escrita para o arquivo indicado. Caso mantenha habilitada a proteção de escrita, não funcionará (case necessite), gravar alterações no arquivo.

Tenha cuidado ao trabalhar com as atribuições das permissões de arquivos.

Observações

Caso durante a instalação ou uso de alguma aplicação que necessite da guia de compatibilidade, execute o seguinte:

  1. Alterar as duas políticas novamente para “Not Configured”
  2. Aplique a compatibilidade na aplicação
  3. Instalar a aplicação
  4. Alterar as 2 políticas para “Enabled”, para usar o Virtual Server

Enfim… caso alguma informação esteja postada errada, favor reportar-me !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...