Será possível, mesmo quando não estamos por perto, mantermos nossos filhos seguros quando online ?Complementar ao Post “Os Pais e os Filhos na Internet” e principalmente devido aos pedidos enviados, vou demonstrar como configurar o “Controle dos Pais” no Windows 7 (Parental Controls),. Quero também deixar bem claro que “vigiar” não faz bem e pode em algum momento fragilizar a relação com os filhos, não podemos fazer com que nossos filhos percam a confiança e o respeito, muito menos dar a impressão de aprisiona-los. Quero explicar que a ideia é a de proteger e educar, isto é, preparar nossas crianças a defenderem-se, com senso crítico, cultura , opiniões próprias, e principalmente com confiança e amizade para compartilhar problemas, sugestões e críticas. Edições do Windows com Disponibilidade do Controle dos Pais: O “Controle dos Pais” esta presente em todas as versões do Windows 7 e no Windows Vista somente nas versões Starter, Home Basic, Home Premium e Ultimate. Se o seu computador fizer parte de um Domínio, os Controles dos Pais não estão ativos/disponíveis para uso. O que você pode controlar:
Ativando o Controle dos Pais: Para configurar é será necessário uma conta com privilégios de Administrador (com senha e que os filhos não saibam a senha), neste caso seria a conta do pai ou da mãe. Uma conta do tipo “padrão”, isto é, uma conta em que não tem privilégios de administrador pois esta conta pertencerá ao seu filho ou filhos, podendo ser ou não com senha de acesso. Também será necessário uma conta do Windows Live Messenger que servirá para administrar o Serviço de Proteção da Família. Para abrir Controles dos Pais, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle e, em Contas de Usuário, clique em Configurar Controle dos Pais. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação. Mas lembre que para configurar este recurso você deve ser um administrador do computador (ter uma conta com este privilégio).
Em seguida, clique na conta de usuário padrão para a qual você deseja definir o Controle dos Pais. Neste caso vou clicar na conta chamado “filho” mas pode ser outra com qualquer nome. Note que se eu escolhe uma conta que esteja no grupo administradores, isto é, que tenha privilégios administrativos o sistema emitirá a seguinte mensagem:
Neste caso, se o seu filho não tiver uma conta padrão, você poderá iniciar o processo de criação da conta em que seu filho acessará o computador. … continuando …. ao selecionar a conta padrão no qual o seu filho irá acessar o computador você deverá ativar o Controle dos Pais. Assim que selecionar a opção Ativar, o sistema liberará as configurações a serem realizadas, conforme abaixo:
Neste tela é que serão ajustadas as configurações individuas, sendo que pode ser configuradas as seguintes opções:
Neste caso veja o período em que deixei liberado o computador para acesso. Note que todos os dias das 00:00hrs até as 08:00 da manha a conta filho não poderá usará o computador. Por, por outra razão, esta liberado no período das 08:00hrs até às 12:00hrs no qual o computador irá bloquear o acesso.
Caso alguém tente acessar o computador com a conta filho fora do horário permitido, será emitida a seguinte mensagem:
Por outro lado, quando seu filho estiver conectado e o limite de tempo for atingido, a conta será desconectada automaticamente, e vale lembrar que a sessão continuará aberta, isto é, não ocorrerá um logoff da conta do filho, por tanto, todos os aplicativos ficarão abertos ate que a sessão seja novamente reestabelecida, funciona como se eu estive bloqueando meu computador com as teclas do Windows + L. Voltando para as configurações individuais.
A primeira opção a ser selecionada é se a conta selecionada (filho) pode jogar.
Caso a conta filho possa jogar, podemos definir a classificação do jogo, alias, como pais devemos. Antes de selecionar qual a Classificação o seu filho enquadra-se para o jogo, você deve optar para bloquear ou não caso o jogo não tenha classificação. Neste ponto devemos prestar bem a atenção pois a opção que vem marcada como padrão é a de Permitir jogos sem classificação.
Após escolhida uma das opções acima, vamos selecionar a classificação do jogo adequada a nossos filhos.
em seguida, podemos configurar outras opções que nos permite bloquear o conteúdo mesmo que jogo tenha uma classificação permitida. Eu colei aqui somente a tela com as opções iniciais mas há mais opções abaixo destas.
Após a confirmação no botão OK, a tela retornará aos tipos de jogos.
Seguindo adiante, podemos configurar a opção de jogos específicos. Neste caso não temos jogos instalados, mas há pais que tem seus próprios jogos instalados e não querem permitir o uso deles pelos filhos por terem conteúdo inadequado. Sendo assim, pode bloquea-los nesta opção.
Após confirmarmos todas as opções, o sistema retornará para a tela das configurações individuas.
Note que conforme vamos configurando as opções a tela vai atualizando os dados tais como Limites de Tempo, Classificação de Jogo e etc. De volta a esta tela inicial, ainda falta configurar a permissão (ou não) para programas específicos.
Ao acessar esta opção o sistema irá executar uma varredura em seu computador e ira listar quais os programas que desejamos bloquear. Caso o programa não apareça nesta lista, você poderá procura-lo em seu computador.
Feito e confirmado esta opção voltaremos para tela inicial.
Note que a tela agora esta toda atualizada conforme nossas configurações, aqui também devemos confirmar com no botão OK para que as configurações do Controle dos Pais estejam prontas para ajudar a proteger nossos filhos. Até este momento configuramos somente o Controle dos Pais que muito nos ajuda a proteger nossos filhos. No sentido de ajudar a manter as crianças online e mais seguras, baixe também o Windows Live Proteção para a Família, além de ser gratuito, nos ajuda no gerenciamento dos acessos e com quem as crianças estão conversando online, além de oferecer relatórios de atividades da crianças Windows Live Proteção para a FamíliaPara utilizar o Windows Live Proteção para a Família devemos antes baixa-lo do site do Windows Live e depois que instalarmos em nosso computador teremos o seguinte controle adicional na tela de configuração dos Controles dos Pais.
Note também que abaixo do ícone do usuário Filho há um texto “ Monitorado pela proteção para a Família”. Note que a tela inicial de configuração da conta Filho existe mais uma opção denominada Windows Live Proteção para a Família
Sendo que ao clicarmos nesta opção você será encaminhado ao site do Windows Live Proteção para a Família, no qual irá pedir para você confirmar com o usuário e senha do Live Messenger do Pai (MSN), assim poderemos configurar uma serie de opções para ajudar a proteger nossos filhos tais como a tela abaixo.
Agora é só configurar as opções conforme a necessidade de proteção para cada conta Filho e gerenciar tudo. Obrigado ! |
20 de novembro de 2010
Como configurar o “Controle dos Pais” no Windows 7–Parental Controls
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu queria saber como alterar o controle dos pais de uma conta padrão, por que eu coloquei uma senha na conta do administrador para controlar meu filho só q esqueci a senha e agora só da pra entrar na conta padrão com os horarios e eu fiz, como eu faço pra alterar o controle dos pais da conta padrão? Isso é possivel?
ResponderExcluirOlá, na verdade não há como gerenciar/alterar o controle dos pais por uma conta que não tenha poderes administrativos (administrador ou outra conta com os mesmos poderes).
ExcluirOI meus filhos descobriram como continuar na conta deles depis que o tempo acaba o que eu faço?????
ResponderExcluirOlá Fabricio, estou bem curioso em saber qual a maneira em que seus filhos conseguiram isto. Todavia você poderia sentar com eles e pedir para te mostrar, e depois me relatar. :)
ResponderExcluirAte o momento eu nao ouvi falar em bugs deste tipo no controle dos pais, e ja estou pesquisando, assim que eu descobrir algo lhe aviso.
Neste meio tempo vale lembrar que a conta filho não pode ter privilegios administrativos, e muito menos os filhos nao devem ter acesso a contas com este privilegio.
Acredito que você ja tenha feito isto, mas vou citar. Favor verificar se as configurações do controle dos pais estao de acordo com o especificado, todavia vale reconfiguar tudo novamente e principalmente teste!
Talvez não seja o seu caso mas algo também bem importante que lembro as pessoas é de manter o computador sempre atualizado e com um bom antivirus.
obrigado e ate mais!
Bom dia!
ResponderExcluirgostaria de saber se tem como mudar o email para controle!
como faço esta alteração?
Att, Letciai
Ola Letícia, seguinte, eu nunca precisei alterar e muito menos tentei, mas acredito que tenha como trocar sim.
ExcluirBasta você acessar as configurações e tentar refaze-las. No decorrer desta semana vou tentar testar, dae lhe respondo com mais propriedae. Obrigado.