30 de setembro de 2009

Cuidados com seu Computador

 

    Seu computador esta bem cuidado ? E o seu notebook esta bem protegido ? - Proteger e cuidar de equipamentos é algo que não prevíamos tempos atrás. A falta de cuidados com desktops e notebooks é uma das causas mais frequentes de dores de cabeça com desastres que poderiam ser evitados. A proteção de seu equipamento pode ser dividida em modo de utilização e práticas de segurança(da informação e do próprio equipamento).

    Como melhores práticas de utilização de “desktop”, inicialmente sugiro desligar o monitor quando não estiver utilizando, pois além da economia na conta de energia, o seu monitor irá desgastar-se muito menos.

    Quanto à limpeza é importante ressaltar que devemos sempre utilizar um pano levemente umedecido em água, pois limpadores específicos ou outros produtos químicos tendem a colaborar com o aparecimento de manchas, e quando limpar o “display” (tela), utilizar somente um pano macio e cuidado com a força aplicada, pois além de riscos a pressão aplicada pode afetar a camada interna do display, sendo que para evitar problemas com o excesso de poeira devemos limpar uma vez por semana evitando assim o acúmulo de sujeira. Uma boa dica é sempre saber que lugares insalubres para nós também o é para estes tipos de equipamentos, principalmente umidade, poeira e produtos químicos entre outras situações.

    Lembrar que não podemos utilizar o gabinete do computador como porta objetos e principalmente ímãs pode ser providencial para o bom funcionamento. Outra dica para quem sai por aí com seu notebook a tiracolo é sempre importante disfarça-lo, buscando sempre ser discreto no transporte e no uso. Algo que sempre observo em shoppings e aeroportos é a utilização do notebook dentro do “sleeve”(estojo para guardar notebooks), e em outros momentos em cima daquelas “espuminhas”, aonde esta ação tende a obstruir as entradas/saídas de ar evitando assim o resfriamento do processador entre outros componentes tais como as placas de vídeo, há marcas que hoje possui um cooler próprio. Outra observação bem comum de acontecer é colocarmos o equipamento no colo e apoiarmos braços ou outros pesos em cima do “display”(tela), em outro momento já observei pessoas dormindo com braços e cabeça em cima do equipamento, e isto pode causar sérios danos principalmente ao “display” ou no conjunto de peças que formam o equipamento.

    Como melhores práticas de segurança para as informações devemos utilizar senhas fortes, exemplo: 8 carácteres com letras maiúsculas e minúsculas além de números e carácteres especiais tais como asterisco (*) e/ou arroba(@) e/ou porcentagem(%) etc, e é bom frisar: Nunca informar a sua senha para ninguém! Quando no trabalho ou mesmo em casa e necessitar ausentar-se por uns minutos do computador, utilizar a opção para bloquear a estação de trabalho (Ctrl + Alt + Del) ou Tecla do Windows + L. Soluções para casos de desastres com perdas de arquivos é importante sempre ter o famoso e conhecido “backup” ou cópia de segurança. Devemos tomar cuidado no caso de uso da conexão sem fio em lugares públicos (tais como shoppings, aeroportos e cafés), pois estes são pontos fortes para ataques. Devido a sensibilidade é importante evitar movimentos bruscos ou pancadas bem como sempre verificar a tensão da rede elétrica para evitar danos a fonte de energia.

    A sensação que deve realizar manutenção preventiva e de limpeza em seu equipamento no mínimo 2 vezes ao ano em lojas especializadas só cabe para equipamentos que estão expostos a ambientes nocivos, mas vale a dica para quem tiver excesso na prudência. Também sempre é bom verificar o estado de conservação da mala do seu notebook como alças, manetas e zíperes. Estas dicas são bem básicas e não menos importantes para melhorar seu dia-a-dia e tentar amenizar a preocupação e o cuidado com equipamentos e informações, sempre lembrando que o principal ativo da rede sempre será o bom usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...