20 de janeiro de 2009

Novos Desafios Profissionais!

Saiba como direcionar o seu Desafio em Informática

usa

In English

 

Computer_time_to_upgrade  

Muitas pessoas sempre pedem referências sobre cursos de informática. Na primeira hora sempre é mais difícil de precisar uma indicação, principalmente quando não sei qual o propósito ou as limitações das pessoas – geralmente é profissional. A indicação de um curso é eficaz quando temos um objetivo bem definido.

Para pessoas que não têm nenhum conhecimento na área é interessante iniciar com curso básico, que consiste em conhecimentos gerais de informática e sistema operacional, internet, processadores de textos, software de apresentação, planilha de cálculo e banco de dados. Todavia há três níveis conforme o grau de dificuldade: introdutório, intermediário, e avançado.

Na parte introdutória, basicamente seria para conhecer o ambiente de trabalho como por exemplo ligar e desligar o computadores e identificar os componentes, utilizar a internet e navegador, além de conhecer sobre componentes para produção de textos, apresentações, cálculos e dados. Tudo isto com o objetivo de familiarizar o aluno a um ambiente com termos, ferramentas e funções bem diferentes do dia-a-dia de quem não trabalha com computadores. Conforme o aluno domine cada item e aprofunde-se cada vez mais no assunto, também faz com que aumente o grau de dificuldade e consequentemente o conhecimento. Com o passar do tempo as necessidades específicas aparecerão normalmente e o próprio aluno conseguirá identificar e direcionar seus conhecimentos para um estudo mais específico.

Para pessoas que necessitam de um “upgrade” profissional que traga conhecimento e novos desafios profissionais o interessante neste caso é uma certificação profissional. A certificação é algo comum entre os profissionais da área de TI, além de ser muito usada em processos seletivos para escolha de profissionais. Uma pessoa certificada esta habilitada a trabalhar com demasiado software ou hardware e/ou produto/serviço. A certificação profissional é a maneira mais rápida para um profissional chegar mais competitivo ao mercado de trabalho, além de reciclar-se, e de dar condições de obter melhores salários. As certificações mais comuns, e uma das mais procuradas são as da Microsoft (www.microsoft.com.br), as de GNU/Linux (www.lpi.org), e da Cisco (www.cisco.com), entre outras.

O emissor e mantenedor das certificações da Microsoft e a da Cisco é a própria empresa, sendo que o emissor da certificação do GNU/Linux é o “Linux Professional Institute – LPI”, o interessante é que o LPI é neutro de distribuição e as provas são baseadas no LSB - Linux Standard Base, isto é, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. Porém das distribuições comerciais do Linux a Red Hat (www.redhat.com), popularizou suas certificações.

Algo para alertar é que quando buscamos novos desafios acabamos esquecendo-se de elencar as reais necessidades, e por fim acabamos criando novos problemas. Por isto, quando direcionar seu novo desafio, será muito importante estar ciente da realidade daquilo que você gosta e sente prazer em fazer. Vale lembrar que para tornar-se um profissional certificado demanda muita dedicação e tempo. O profissional certificado é altamente requisitado e deve sempre estar preparado e atualizado para atuar em diversos ambientes.

Leia sobre certificações Microsoft !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...