20 de abril de 2011

Os Pais e os Filhos na Internet

Leia também o artigo sobre Controle dos Pais

A educação vem de casa! (e a preocupação também) – Diz o velho ditado, porém nenhum filho vem com manual de instruções de como instruí-lo. A preocupação sobre aquilo que o filho acessa ou dispõe na internet surgiu com pais internautas, isto é, os que já conhecem os perigos e benefícios da navegação, mas a preocupação agora estendeu-se aos pais que não são da geração da internet e nem por isto deixam de ser responsáveis ou preocupados.(Vale lembrar que estas dicas também valem para os filhos responsáveis ensinarem aos pais sobre navegar com segurança e responsabilidade).

Para manter a privacidade e segurança, os pais devem, em conjunto com os filhos, decidirem os endereços de internet que os filhos podem navegar. Algo interessante aos pais, é visitarem o site da Microsoft que contém o Guia de segurança online para pais: idades e estágios

Neste site encontrarão um guia resumido com dicas para ajudar a orientá-los quanto ao uso da Internet à medida que eles crescem e passam por diferentes idades e estágios em suas vidas. Tais como:

  • De   2 a   4 Anos: Começando
  • De   5 a   6 Anos: Fazendo sozinhos
  • De   7 a   8 Anos: O interesse aumenta
  • De  9 a  12 Anos: Boas habilidades online
  • De 13 a 17 Anos: Tecnicamente sofisticados

 

Neste mesmo site, os pais encontrarão o artigo 10 coisas que você pode ensinar aos seus filhos para que eles estejam seguros na Web, assim como também encontrará assuntos para ajudar as crianças a distinguirem fatos de opiniões na rede, como por exemplo:

  • Inicie enquanto eles ainda são pequenos;
  • Faça perguntas aos seus filhos sobre as informações que encontram online;
  • Ensine-os a confrontar sempre as informações que coletam online com as de outras fontes;
  • Encoraje-os a usar várias fontes de informações, não apenas a Internet;
  • Ensine-os técnicas eficazes para encontrar informações online;
  • Converse sobre ódio e racismo com seus filhos;

Outro site muito importante a ser visitado pelos pais é o Navegue Protegido, uma iniciativa da Microsoft e Ricky Martin Foundation que fornece orientações detalhadas sobre segurança para pais, jovens e professores, incluindo como se proteger de spams, fraudes online, e-mails mal intencionados e outras ameaças, além de planos de aula e modelos do Office para professores ensinarem seus alunos a se protegerem quando estiverem navegando na Internet. O siteInternet Segura, é outro que possui varias outras fontes, e uma bem legal a ser lida é – Dicas de Segurança”.

A internet possui ótimos recursos e oportunidades, mas devemos desenvolver pensamento crítico para ajudar no julgamento daquilo que é certo e errado, para tal devemos ensinar e proteger as crianças e adolescentes a tornarem-se não só responsáveis e auto-suficientes...mas preocupados com o futuro das coisas boas da vida e da saúde cultural.

Leia também o artigo sobre Controle dos Pais

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...