18 de novembro de 2010

Corrigir / Reparar Arquivos do Windows 7

Verificar arquivos de sistema do Windows 7 para verificar e corrigir erros

 

Ao receber algum report do sistema informando que existem arquivos corrompidos muita gente começa a surtar e já parte logo para o backup dos arquivos, abre um chamado para o suporte pedindo para formatar o equipamento. Uma forma muito simples de verificar a integridade dos arquivos e corrigi-los é utilizar o comando System File Checker com a opção “scannow”  conforme demonstrado a seguir.

Uma nota importante da Microsoft:  “Você não pode usar o verificador de arquivos do sistema para verificar ou reparar o Windows Vista se for Windows Vista em um arquivo de imagem montada ou em um arquivo WIM inicializável.”
O Interessante é que você não precisa reiniciar o Windows e nem mesmo parar o aquilo que esteja fazendo, isto mesmo, este comando irá verificar a integridade dos arquivos e rapará-los. Claro que após verificado e caso encontre e repare algum erro o sistema poderá pedir para reiniciar o computador, no qual acho muito normal.

Enfim, este comando irá inspecionar todos os arquivos importantes do Windows, incluindo arquivos do tipo DLL. Caso encontre problemas em algum desses arquivos protegidos, irá substitui-lo.


Nova Imagem



Geralmente leva entre 5 e 15 minutos esta verificação e você precisa ter credenciais de administrador.  Para iniciar a operação abra o prompt de comando com a opção “execute como administrador”













Depois de aceitar as permissões elevadas (UAC). Acesse o prompt e digite sfc / scannow

image











Enquanto aguarda o final do processo, volte a trabalhar normalmente que o system file Checker irá verificar a integridade de todos os arquivos protegidos do Windows. Em sistemas tais como Windows XP pode ser pedido a mídia original de instalação.

Após terminar o processo, no meu caso não houve erros, mas caso encontrasse o sistema não iria força a reinicialização. Todavia se houver apontamento de erros, reinicialize o sistema e volte a executar este procedimento até que corrija todos os erros. Porém se caso torne-se repetitivo, pode ser que haja problemas físicos no disco ou até algum malware instalado em seu computador.


image









boa sorte !

4 comentários:

  1. Sua informação me salvou. Não estava conseguindo instalar nenhum hardware no Windows 7, pois o Windows não baixava nenhum drive e nem permitia que eu instalasse manualmente, pendrive, gravadora de Dvd, HD externo, nada funcionava, já estava quase formatando o Pc, então vi seu blog, segui suas instruções e pimba!!! De primeira o erro foi corrigido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feed back Wayne, é esta mesma a função do Blog.

      Excluir
  2. Olá, obrigada pela dica do post! Estou com um problema de tela azul erro 0x00000074, tudo começou quando instalei drivers no pc. Não consigo iniciar de nenhum jeito, nem pelo modo de segurança, nem fazendo restauração. Gostei do seu post e tentei fazer o que vc diz, mas aparece um aviso no prompt dizendo que há um reparo pendente e que devo reiniciar o windows. O problema é que já reiniciei o windows e continua aparecendo essa mensagem. Ou seja, continuo na estaca zero. Vc tem sugestões de como posso forçar esse scannow?? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina, se estivermos falando de Windows XP ou 7, você pode forçar a reinicialização em modo de segurança pressionando a tecla F8 enquanto o Windows inicia, assim aparecerá um menu no qual é possível acessar o modo de segurança.

      Obrigado.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...