8 de novembro de 2010

Cursos Oficiais da Microsoft baseados em Virtual Server - Aplicação requer acesso de escrita para o arquivo base.vhd

 

Antes de começarmos a debbugar isto, vale lembrar que este erro foi encontrado somente quando mudamos a pasta “Base” do lugar padrão de instalação, ou melhor quando extraímos as bases em lugares que não estão no caminho padrão de instalação. Porém vale registar que ja enviaram-me e-mails informando que mesmo na pasta padrão de instalação  das bases ja ocorreram os mesmos erros e foram solucionados conforme abaixo.

O erro foi detectado inicialmente no MOC 6419A Configuring, Managing and Maintaining Windows Server 2008 Servers, sendo que após a instalação do mesmo, quando abrimos o respectivo Ícone na área de trabalho image , recebemos a mensagem:

 

“This application requires write access to the base.vhd (neste caso ele cita o nome correto da base – base08a.vhd).

Please ensure this file is not write protected.”

image image
image

   

Enfim, após dar todos as possíveis mensagens com as respectivas bases utilizadas(nome a nome de cada base), a console do curso é finalmente aberta.

 

image

Porém ao tentar acessar as VM’s surge novamente a mensagem, mas agora respectivamente a base associada aquela VM (geralmente uma única base e diferente para cada VM).

 

 

image

 

 

 

 

 

 

Após confirmar com o botão OK, a VM não é lançada. Para iniciar a solucionar este problema, antes verifique se os arquivos realmente não estão protegidos contra escrita ou qualquer outro tipo de proteção. 

Este problema esta associado com o real apontamento do caminho aonde esta localizado a base e para resolver é somente possível através do procedimento abaixo.

Para iniciar a solução, deixe aberto a aplicação de console das VM’s. Assim os arquivos VMC ficam disponíveis na pasta da aplicação (caso a console esteja fechada os arquivos VMC das VM’s não ficarão disponíveis e a solução não poderá ser implementada deste modo).

 

image

 

Com a console das VM’s em execução, abra o Windows Explorer e vá ate a respectiva pasta do curso em “Arquivos de Programas” e abra o arquivo VMC através da aplicação do Virtual PC (prestar a atenção pois estamos falando de cursos baseados em Virtual Server e agora iremos abri-lo em Virtual PC somente para refazer o path da base).

image

 

Em seguida, abra a VM (através do Virtual PC), e em seguida será solicitado o caminho(path) que encontra-se a base requerida para o funcionamento desta VM.

Pela figura abaixo há como perceber que o caminho que o sistema esta apontando para a base é diferente da qual realmente encontra-se.

 
image
 

Esta é a solução para quem monta os cursos deixa uma única pasta de bases para todas as VMs de todos os cursos,  assim economiza espaço e evita duplicação de bases.


image
 
image
 

Após apontar o caminho correto de onde encontra-se a base, a VM abriar-se-á através do Virtual PC. Em seguida feche-a (não precisa salvar ou “comitar”).

Feita isto, ja é possível abrir a VM na Aplicação da Console original da VMs  (Virtual Server).

Este procedimento deve ser realizado para todas as VM’s da console do virtual server que apresentarem o mesmo problema !

Créditos: Maicon Cesar Vaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...