11 de dezembro de 2010

Troca de Janelas entre 2 Monitores

Troca de Janelas entre 2 Monitores – Método personalizável.

 

Para quem tem dois monitores , que já melhora em muito a produtividade,  imagine conseguir trocar/chamar uma janela ativa do monitor 2 para o monitor 1, ou vice versa ?

Bom, existe um pr0grama chamado SwapWin  que executa esta função, e para suprir a dificuldade de ficar clicando neste arquivo toda vez que desejar executar a troca de telas entre os monitores você deve criar um atalho de teclado para este programa com o AutoHotKey e a sua tarefa de trocar as janelas entre monitores fica bem tranquilo, em seguida criaremos um executável e colocaremos na inicialização do Windows.

Para aqueles que não querem personalizar todo o processo descrito abaixo vá para o método rápido, mas vale lembrar neste método o atalho para trocar as telas é “Tecla do Windows” + “Q”

 

Baixando e Instalando


Baixe o programa SwapWin e descompacte-o, em seguida baixe o AutoHotKey e instale-o.

Coloque programa SwapWin.exe em um local de fácil acesso para digitar o seu caminho como sintaxe. No meu caso eu deixei o SwapWin.exe na raiz do sistema C:/.

Criando Novo Arquivo do AutoHotKey

Depois que você instalar o AutoHotkey vá ao desktop e ative o menu de contexto com o botão direito do mouse, em seguida em “Novo”, no qual irá aparecer a opção “AutoHotKey Script”, selecione e clique para criar um novo script de AutoHotkey.

image















 

Verifique também que irá  aparecer um ícone verde com um “H” próximo ao relógio do Windows (TrayIcon) no seu computador:

image




imageEntão ele criará um ícone com um “H” em seu desktop, no qual você poderá renomear como quiser, sendo que em seguida irá edita-lo com o bloco de notas, sendo que nesta edição irá inserir o atalho de teclado que desejar chamar quando necessitar chamar a janela de aplicação entre os monitores.

 

Criando o Script HotKey

Para inserir o script de atalho no arquivo “troca de telas” é bem simples, após escolhido a(s) tecla(s) desejada(s), podendo ter a combinação que quiser, só deve prestar a atenção para não matar outro atalho já pré definido no seu sistema.

No meu caso eu inseri a combinação “tecla Windows” + “Q”, (este é o HotKey do Office Communicator) com a seguinte sintaxe:     #q::Run, C:/swapwin.exe    depois salve e saia do editor.

OBS: Para ver novos tipos de atalhos você pode consultar um tutorial do mesmo site que baixou o programa AutoHotKey.

image
















imageFeito isto, irá clicar duas vezes no ícone  para ativar o script criado, que por sua vez irá aparecer o ícone do programa no TrayIcon do seu computador, e se colocar o mouse em cima do ícone irá aparecer o nome do arquivo de script que você criou.

 

Daqui em diante a troca de telas entre monitores deverá estar funcionado, porém quando você reiniciar o seu computador deverá novamente clicar duas vezes no ícone do script do hotkey para ativa-lo no seu TrayIcon.

Criando Executável para Automatizar o Processo

Para automatizar o processo de toda vez que inicializar ter que clicar no ícone do script, vamos tornar este script executável e coloca-lo na inicialização do Windows.

A própria aplicação do AutoHotKey tem esta função e não exige nenhum conhecimento avançado. Basta ir no Menu Iniciar => Programas => AutoHotkey => Convert.ahk to .exe

Nas opções “Source”, aponte para o arquivo de script que criou, e na opção “Destination”, aponte aonde você deseja salvar o arquivo. Depois clique em “ Convert” para efetivar a ação.

image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste momento temos dois arquivos executáveis na raiz do sistemas, mas nada impede que você tenha os mesmos arquivos em outro local.   Deste ponto em diante iremos realizar a automatização da tarefa sem precisar ficar clicando no arquivo.

Automatizando o Processo com a Inicialização

Neste momento, temos dois executais na raiz do sistema (ou na pasta que você indicou)

image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É muito importante informar que o arquivo swapdisplays.exe contém as configurações das teclas de atalhos escolhidas,  além do caminho do arquivo SwapWin.exe a ser executado, portanto se houver algum erro pode ser que  o arquivo SwapWin.exe não esteja no mesmo lugar  que você indicou.

Para automatizar processo você deverá indicar o arquivo swapdisplyas.exe para ser executa na inicialização do sistema.

Existem algumas maneiras para se fazer isto, alguns preferem colocar o arquivo na pasta “startup” , de outra maneira eu prefiro utilizar o registro sem utilizar esta pasta. Sendo assim abra o editor de registro (regedit.exe) e vá para umas das chaves abaixo: (recomendo um backup dos registros antes de qualquer alteração)

Se esta alteração irá afetar somente o usuário atual vá para esta chave:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

Se esta alteração irá afetar todos os usuários.vá para esta chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Curr entVersion\Run

Como meus arquivos estão na raiz do sistema eu posso utilizar para todos os usuários, pois sei que todos são administradores e possuem acesso a raiz.

Do lado direito do editor clique com o botão direito do mouse, vá para “Novo => Valor da Cadeia de Caracteres”

image

 

 

 

 

 

 

 

Você pode renomear a chave recém criada como bem quiser, no meu caso ficou como “Troca entre Monitores”. Sendo que em seguida devemos modificar os dados do valor desta chave apontando para o lugar aonde encontra-se o arquivo .exe criado anteriormente. Sendo que para mim ficou “C:\swapdisplays.exe”

image

 

 

 

 

 

 

 

imageFeito as devidas alterações e salvo o registo, a partir deste momento já é possível desinstalar o programa AutoHotKey  (se desejar) e também pode deletar o arquivo do AutoHotKey.ahk criado no inicio do processo.

 

Basta reiniciar o computador e todo o processo estará automatizado.

Agora quando você acessar o utilitário de configuração do sistema (msconfig), na guia Inicialização de Programas” você observará a alteração feita no registro.

image

 

 

 

 

 

 

Caso encontrem problemas no processo favor postar mensagem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...